NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

07/01/2014

O promissor Mercado do Rodeio

Há oito anos Leonardo Poltronieri investe em um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo, o mercado de rodeios, mais especificamente ele trabalha com ele trabalha com a criação e o melhoramento genético de touros de pulo.

Filho de um advogado apaixonado pela pecuária erdou a paixão do pai. Hoje é a terceira geração da família que investe em agronegócios.

Em 2005 criou a companhia de Rodeio São Pedro com sede na cidade de Amparo/SP. A companhia foia a forma que encontrou para agregar valor aos animais de sua fazenda, mas o negócio acabou se transformando também em um hobby.

Há oito anos começou a treinar animais resultantes do cruzamento de touros Simental com vacas Nelore. e iniciou a sua seleção genética para produtos animais com aptidão para o pulo.

Hoje usa a base do cruzamento industrial com grau de sangue variado, primcipalmente das raças Simental e Marchigiana.

"A parir de acasalamentos direcionados iniciamos os cruzamentos visando chegar a um animal ideal. Animal esse que traga as características que os juízes do rodeio avaliam", disse Poltronieri. Na sua análise, o mercado de touros de pulo está em franco crescimento, tanto no Brasil como no mundo, oque exige a renovação constante dos touros.

"Uma companhia de Rodeio é como um time de futebol, os touros são como os jagadores, ou seja, são atletas e cada caompanhia quer ter um número maior de craques", ressaltou.

Ainda segundo Poltronieri, esse mercado crescente desperta a atenção de investidores do setor e os levam a adquirirem partes ou a totalidade de animais, em sociedade com tropeiros do Brasil e do mundo.

O número de rodeios no Brasil já demonstra que o mercado esta em crescimento, levando multidões às festas por todo País. “A expansão com certeza será ainda maior, pois cada vez mais pessoas lotam as arenas para assistir às montarias e não apenas os shows. Tanto visto que os animais os touros de pulo, atraem fãs por todo mundo, Bonés, camisetas e souvenirs com imagens dos animais são comprados em grande número durante os eventos”, disse Poltroniere.

Para acompanhar a tendência mundial, pela terceira vez Poltroniere acompanhará a final mundial de rodeios que acontece no mês de outubro em Las Vegas. No evento consagra-se o melhor peão do mundo. Consequentemente, o touro da final também terá o seu destaque. “ O evento é incrível e atrai  amantes do esporte do mundo todo. Durante os dias da competição você  encontra pessoas de diferentes nacionalidades vestidos de bota, fivela, e chapéu por toda a cidade de Las Vegas”. ressaltou . Ainda segundo Leonardo a presença de brasileiros é marcante nesse campeonato, tanto que o Brasil tem os títulos de tri-campeão com Adriano Moraes, título ainda inédito, e o Bicampeonato com Silvano Alves.

O mercado de touros de pulo teve uma alavancada com a entrada da PBR  (Professional Bull Redes)  no Brasil motivando o profissionalismo e a seriedade para este universo que envolve o esporte, a competição e mercado financeiro. Ainda segundo Leonardo, a PBR trouxe mais tranqüilidade tanto para os tropeiros como para os peões e comissão organizadora dos eventos. “Regras estabelecidas pela PBR tornaram o rodeio brasileiro um verdadeiro negócio. Hoje, festas chanceladas pela PBR mostram que o rodeio é um evento organizado e profissional, preocupado com o bem estar animal e a segurança dos peões.”

Segundo Leonardo a seleção genética de touros de pulo é crescente e sem volta no Brasil. A referência é o mercado americano, após quatro décadas de seleção. “ O touro de pulo é um animal com aptidão para pular, é genética, e isso é transmitido a seus descendentes. A seleção de touros de pulo está apenas iniciando no Brasil, mas chegará aos mesmo patamares dos cavalos de hipismo e de corrida, com uma grande diferença, o touro de pulo não é obrigado a transpor alturas impostas nem correr contra o relógio, ele pula par aonde quiser no momento que a porteira do brete é aberta.”explicou.

Redes Sociais

Acompanhe-nos pelas redes sociais

Newsletters

 
 Assinar        Remover
Desenvolvimento JMSoluções